123

    e
    Tecnologia do Blogger.

You are here: Home »

Blog Archive

Rock Brasi, dos Anos 50 Aos Anos 2000 ...

Celly Campelo, Mãe do Rock Nacional
Numa época em que a Bossa Nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década.

Anos 50

Mas o que muita gente não sabe é que "Banho de Lua" é na verdade uma canção da cantora italiana Mina que chamada Tintarella di luna que foi gravada e lançada como single originalmente em setembro de 1959 e como faixa-título do álbum de mesmo nome em 1960 e em uma versão da canção com o título de "Banho de Lua" pela cantora Celly Campello, também em 1960, que obteve sucesso e depois foi regravada por outros artistas. Os Mutantes fizeram um cover da versão em português no álbum Mutantes, de 1969. Igualmente a Jackeline Petkovic, no seu álbum Na Onda da Jacky, de 2002.


TINTARELA DE LUNA - MINA, ESSA MÚSICA DEU ORIGEM A BANHO DE LUA - CELLY CAMPELO.



Anos 60

O Rock brasileiro contou logo nos anos 60 com a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior.


Roberto Carlos, Wanderlea, Erasmo Carlos, Ronnie Von, Os Vips, Golden Boys, The Jordans! Uma rara aparição de tantos astros do psychedelic rock brasileiro.

Anos 70

Foi a última década do período classic rock ou Rock Clássico em português. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk. Mais tarde, seria a vez de recebermos músicos que vieram a ficar conhecido internacionalmente com o rock brasileiro estava no auge no país, nomes como Raul Seixas, Rita Lee e o grupo Secos e Molhados tiveram uma certa facilidade em se estabelecer.

Anos 80

Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso preenchem ainda mais essa bela lista. Nomes  estranhos como o da banda brasiliense Aborto Elétrico, vieram também as bandas Capital Inicial e Legião Urbana. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo.

Anos 90 e 2000

Nos anos 1990, com a entrada outros ritmos e estilos que ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra, apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal, ainda estão abrindo espaço para os que ainda devem surgir. Atualmente, as bandas de rock brasileiras mais apontadas no mainstream são Pitty, CPM22, Charlie Brown Jr , Capital Inicial, Skank e Cachorro Grande porém, é impossível ignorar as misturas que o rock brasileiro traz. 

About The Author

Adds a short author bio after every single post on your blog. Also, It's mainly a matter of keeping lists of possible information, and then figuring out what is relevant to a particular editor's needs.

Share This Article


Related Post

Nenhum comentário:

Leave a Reply