123

    e
    Tecnologia do Blogger.

You are here: Home »

Blog Archive

21 de Agosto de 2012: 23 Anos Sem o ´´Maluco Beleza``.

Raul Santos Seixas: essa é o nome do grande artista que fez nos a desfeita de nos deixar tão prematuramente a exatos 23 anos, 21 de agosto de 1989.




Baiano da cidade de Salvador, em 28 de junho de 1945, deu o ar da sua graças para encher de graças a quem o ouvisse. Um dos pioneiros do Rock brasileiro, sua fama como cantor e compusitor lhe rendeu muito mais que fãs, quem curtia o rock do Rauzito se transformava em verdadeiros dicipulos de uma doutrina imaginário que por muitas veses se confundia com a mera realidade em que vivíamos.

Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing".

Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.

Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!(1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos.


Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª, encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros.

No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar , demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.

Homenagens

O roqueiro baiano Raul Seixas é homenageado em Salvador nesta terça-feira (21), data em que completa 23 anos da sua morte. A Livraria Cultura promove o pocket show "Valdir toca Raul", às 18h, enquanto que a banda Arapuka, apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza às 20h o show "Raul Seixas - Sempre Vivo".

Se estivesse vivo, Raul teria 67 anos e essa
possível aparência 
O show promovido pela livraria Cultura será realizado na Avenida Tancredo Neves, no Salvador Shopping, e conta com interpretações de músicas como 'Metamorfose Ambulante', 'Sociedade Alternativa', 'Gita' e 'Rock do Diabo'. A entrada é gratuita.

Já o evento realizado pela banda Arapuka também é gratuito e acontece no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. No repertório constam canções do homenageado, além de músicas de personagens do rock brasileiro que faziam parte do set-list de Raul Seixas.

Homenagens no teatro e televisão

1999 - Como Raul Já Dizia (espetáculo do grupo baiano de teatro Os Argonautas)
1999 - Raul Fora da Lei (monólogo produzido por Roberto Bontempo que marcou os dez anos de falecimento de Raul)
2005 - Raul Seixas, A Metamorfose Ambulante (musical de Plínio Seixas e Deolindo Checcucci em homenagem aos sessenta anos de nascimento do músico)
2009 - Por Toda a Minha Vida (especial de fim de ano exibido pela Rede Globo de Televisão que marcou os vinte anos da morte de Raul)
2012 - Meu amigo Raul (espetáculo da Assossiação Cultural Teatro de Pano)
Referências

Filmografia

1992 - Tanta Estrela Por Aí... (Curta-metragem de 19 minutos com Rita Lee)



"Tanta Estrela Por Ai" foi gravado em 1992 e se refere a um episódio real da vida de Raul. Em 1984 ele foi fazer um show em um clube lotado, na Grande São Paulo. Quando entrou no palco, foi confundido com um "cover" de si mesmo. 

Houve pancadaria e o cantor, sem documentos, foi parar na delegacia. "Confessou" ser um impostor para parar de apanhar e só foi solto quando sua mulher mostrou os documentos à polícia. Rita Lee vive Raulzito Pantera. Participam ainda do elenco, sem cobrar cache, Otávio Augusto, Cláudio Mamberti e Marisa Orth (como a mulher de Raulzito).

2012 - Raul - O Início, o Fim e o Meio
veja o programa completo no Link- In Concert: Raul Seixas

About The Author

Adds a short author bio after every single post on your blog. Also, It's mainly a matter of keeping lists of possible information, and then figuring out what is relevant to a particular editor's needs.

Share This Article


Related Post

Nenhum comentário:

Leave a Reply