123

    e
    Tecnologia do Blogger.

You are here: Home »

Blog Archive

Você Conhece o Surf Rock, Não? Saiba Mais.

Redação Fato 1 , , 0

Na década de 1960, no sul da Califórnia teve o surgimento de muitas linhas de pensamento musical. Rock and Roll foi música popular e, principalmente a partir de 1958 com o fortalecimento do rock instrumental de gente como Duane Eddy, Link Wray, e Santo & Johnny que provaram que capacidade vocal não era necessária para alcançar o estrelato.

E assim nasceu mais um estilo de Rock que deu o que falar e ouvir, o Surf Rock. Rock instrumental, com uma agressiva influência de jazz em bateristas e algumas influências latinas iguais na surf music. A criação do estilo é atualmente atribuída por alguns estudiosos a Dick Dale em 1957.



Surf Rock também conhecido como Surf Guitar Rock é um gênero de música popular associado à cultura do surfe, especialmente de Orange County e de outras regiões do sul da Califórnia.

Foi particularmente popular entre 1961 e 1965, exercendo grande influência no rock. Deu origem a dois formatos: o surf rock instrumental, com a guitarra elétrica e o saxofone como bases da melodia e artistas como Dick Dale & his Del-Tones como principais precurssores, e o surf pop vocal, incluindo tanto baladas quanto músicas dançantes, com harmonias fortes comumente associadas ao The Beach Boys. Muitas das principais bandas de surf music são conhecidas por transitar entre os dois formatos, e sendo assim o gênero é considerado um só, apesar de sua variedade de estilos.


Bandas novas de surf foram formadas na zona sul da Califórnia, com grupos como os Beach Boys, o Surfaris, Dick Dale & his Del-Tones, The Mermen, The Challengers, Eddie & The Showmen. Em Orange County, surge uma forte cultura surf e lugares como o Rendezvous Ballroom Balboa tocando o estilo. Uma típica noite de entretenimento caracterizado não só surf music, mas abrangendo também, versões de hits populares.

A popularidade do gênero levou grupos de outras áreas para tentar sua mão, também. Tanto o Astronauts (Boulder, Colorado) e The Trashmen (Minneapolis, Minnesota) tocaram surf music e seus hits na Billboard "Baja" (Astronauts, 94º em 1963) e "Surfin' Bird" (4º em 1964) mostrou que a popularidade do gênero foi amplamente difundida. The Rivieras (South Bend, Indiana), alcançou o 5º lugar, em 1964, com "California Sun".

Em 1963, a Checker Records (subsidiária da Chess Records) lançou o álbum Surfin 'Com Bo Diddley (Checker LP-2987) e a faixa "Surfer's Love Call", como o lado A de um single (Checker 1045) com o pioneiro do rock and roll Bo Diddley. The Atlantics, de Sydney, na Austrália, não foram músicos exclusivos de surf, mas fizeram importantes contribuições para o gênero, o mais famoso exemplo, com a sua batida em "Bombora" (1963).

Outra banda de surf australiano que era conhecida fora do seu próprio país foi o Joy Boys, cujo hit "Murphy the Surfie" (1963) foi mais tarde regravado pelo Surfaris. Bandas europeias geralmente em torno desta vez, mais centradas no estilo tocado pelo The Shadows. Um exemplo notável da constribuição europeia no surf instrumental é a banda espanhola Los Relampagos' que gravaram "Misirlou".

The Dakotas, que foram a banda de apoio do do cantor britânico Billy J. Kramer ganharam alguma atenção como músicos de surf com "Cruel Sea" (1963), que mais tarde foi gravado pelo The Ventures e eventualmente outras bandas de surf instrumental, incluindo The Challengers e The Revelairs. Durante décadas, "Vibrations" (The Ventures) foi utilizado em programa na TV da União Soviética chamado "Panorama Internacional".

Embora conhecido como um gênero que se desenvolveu na Costa Oeste dos Estados Unidos na década de 1960, um revival em 1990s provocou um ressurgimento mundial. Man or Astro-man?, Los Straitjackets, Pollo Del Mar e muitos outros realizaram um sucesso regular. Outros grupos, como o S Simon and the Bar Sinisters, The Red Elvises and Southern Culture on the Skidstambém se tornaram populares no gênero.

O Brasil também teve como principais divulgadores do gênero, as bandas The Jet Blacks e The Clevers na época da Jovem Guarda, e atualmente a banda Dead Rocks.



A surf music também partilha com o jazz e o rock and roll o desenvolvimento das técnica de bateria. Tanto o surf e o rock (e alguns estilos de jazz) adotaram um back beat como padrão aproximadamente ao mesmo tempo, e usando preenchimentos e ritmos semelhantes. Em ambos estilos, surf e rock, era predominante o compasso 4/4.

Pode-se dizer também que bateristas surf tiveram inspiração no mundo do jazz; Gene Krupa, um grande baterista de jazz, foi uma influência específica no género surf.

About The Author

Adds a short author bio after every single post on your blog. Also, It's mainly a matter of keeping lists of possible information, and then figuring out what is relevant to a particular editor's needs.

Share This Article


Related Post

Nenhum comentário:

Leave a Reply